Cachorros E Frutas: Uma Combinação Saudável?

cachorro

Cachorro e fruta nem sempre é uma combinação saudável. Ao oferecer frutas ao seu pet, é importante checar com o veterinário qualquer contraindicação, pois alguns tipos de fruta podem causar efeitos colaterais severos.

De qualquer forma, mesmo sendo possível manter frutas no cardápio, elas são indicadas apenas como complemento nutricional, jamais como dieta restrita, por não suprirem as exigências nutricionais de que seu pet necessita.

Além disso, a saúde do cachorro deve ser levada em consideração antes de introduzir esse tipo de alimento, uma vez que certos tipos de fruta não podem ser ingeridos havendo algum problema de saúde.

De forma geral, segue abaixo uma lista de recomendações e contraindicações, ressaltando sempre que se faz necessária uma consulta ao médico veterinário para assegurar o bem-estar do cachorro.

Frutas permitidas e recomendadas

cachorro

1 – Maçã

Sua semente e talo devem ser retirados. É um alimento rico em nutrientes e vitaminas que ajudam a aumentar a imunidade do cachorro.

2 – Morango

Preferencialmente os orgânicos, podendo ser oferecidos com casca. Possuem poucas calorias, são antioxidantes e melhoram a função cerebral. Quantidade moderada.

3 – Goiaba

Com ou sem casca. Auxilia no bom funcionamento do intestino, ajuda a combater diarreia e possui ferro e fósforo. Pequenas quantidades.

4 – Caqui

Com ou sem casca. Diminui o risco de doenças degenerativas, previne tumores e é rica em fósforo, potássio, cálcio e fibras, além de vitaminas C e E. Deve ser dado em pequenas quantidades.

5 – Kiwi

Sem casca. Fortalecedor de ossos e tecidos, protege contra células cancerígenas e é rica em vitamina C, fibras e magnésio. Pequenas quantidades.

+ Confira 3 produtos inusitados que é encontrado no Pet Shop. 

Frutas proibidas e contraindicadas

1 – Uva

Pode causar lesões renais sérias e dor abdominal no cachorro.

2 – Abacaxi

Contraindicado por sua acidez, prejudicando o sistema gastrointestinal.

3 – Abacate

Contém persina, uma substância que pode causar vômito, diarreia e alteração nos batimentos cardíacos.

4 – Carambola

Possui uma toxina natural que pode causar insuficiência renal.

Assim, ao adicionar frutas ao cotidiano do seu bicho de estimação, certifique-se de que é recomendado, seguro e sadio, pois se bem equilibrada, seu cachorro pode levar uma vida mais longa e saudável.

Além disso, é de suma importância ir ao veterinário e consultar o cachorro e ficar por dentro de todas as informações.

cachorro