3 Atitudes Para Se Livrar De Vez Da Compulsão Por Comida

comer

Comer é um dos maiores prazeres da vida e sobre isso não restam dúvidas.

Porém, em alguns casos, é possível que esse prazer seja transformado em compulsão, fazendo com que a pessoa use a comida como válvula de escape para algum problema e comece a comer descontroladamente.

Confira alguns exemplos da compulsão para comer 

comer

Os exemplos são vários da compulsão para comer são vários. Confira:

1 – “ Fui demitida e  então mereço comer o que eu quiser”;

2 – “Não consigo ter uma relação estável então vou comer”;

3 – “Já sei que não vou conseguir emagrecer então vou continuar comendo”.

Esses são só alguns exemplos, pois a lista é infinita.

Geralmente, a compulsão para comer é desenvolvida a partir de algum problema emocional e por isso fique atenta aos sinais.

Comer escondido ou até vomitar são algumas das formas mais comuns de se perceber essa compulsão, que causa sofrimento, culpa, aumento do peso, estresse e desânimo.

É claro que o tratamento para compulsão alimentar deve ser acompanhado por profissionais e muitas vezes, um psicólogo pode ajudar muito.

3 atitudes que ajudam a eliminar a compulsão para comer

1 – Prática de atividades físicas

A prática regular de exercícios físicos é uma atitude que pode ajudar muito no tratamento da compulsão alimentar. Ela libera serotonina, um neurotransmissor responsável pelo equilíbrio do sono, do humor e do apetite.

Estando em equilíbrio, o individuo se sente mais feliz e mais bem humorado, sem precisar comer de forma exagerada para se sentir bem.

+ Ótimos hotéis para curtir em Aracaju. 

2 – Meditação

A meditação é uma ótima técnica para relaxar o corpo e a mente e, por isso, uma grande aliada quando se trata de compulsão alimentar. Como a compulsão alimentar é causada pelo estresse e pela ansiedade, a meditação ajuda o individuo a entrar em um estado de calma, para que consiga pensar melhor em suas atitudes e se realmente elas o estão fazendo feliz.

Com a meditação, os problemas não se tornam maiores do que realmente são e assim é possível se ter uma melhor relação com os mesmos.

Se você se interessa pelo assunto, é possível que você aprenda na internet técnicas para meditar e que consiga fazer em sua própria casa. Os resultados são maravilhosos.

3 – Se planeje

Como a compulsão alimentar é causada por estresse e ansiedade, se a pessoa tiver uma rotina alimentar planejada fica mais difícil cair em tentação e comer mais do que deveria.

Por exemplo, se você trabalha das 8h às 17h, você sabe quais são os horários em que sente fome e por isso, pode levar frutas, barrinhas de cereais e sanduíches para comê-los em horários programados. Desta forma, você não vai ficar ansioso por não ter o que comer e quando chegar em casa não irá comer de forma desesperada.

comer